terça-feira, 28 de setembro de 2010

Trofa - Sra da Graça


-Percurso: Trofa - Famalicão - Guimarães - Fafe - Mondim de Basto - Sra da Graça
-Distância: 94.1km
-Duração: 4h45min
-Velocidade Média: 19.8km/h
-Altitude Máxima: 966m

Alto da Sra da Graça, mas ao invés do nome, "Graça", subir ao topo deste Monte Farinha não tem rigorosamente graça nenhuma!
Mais uma etapa cumprida dos objectivos estipulados para este ano de 2010, uma mítica subida da Volta a Portugal, palco de uma das etapas mais decisivas da Volta e catalogada com o Prémio de Montanha de 1ª Categoria.
A meio deste percurso de 94km surge uma subida com 11km de extensão logo à saída de Fafe até ao Alto da Lameira, com um Prémio de Montanha de 3ª Categoria na Volta a Portugal, onde tem a sua ascensão a uma altitude de cerca de 700m, que numa etapa desta envergadura causa um enorme desgaste para poder enfrentar o que virá em Mondim de Basto.
Já o Alto da Lameira ia longe, com uma descida quase até Mondim gratificante para poder descansar um bocado as pernas, e ao longe, já avisto o meu objectivo, no meio de um vale, aquele imponente monte, o colosso, o Monte Farinha.
Já no sopé do Monte Farinha, preparando-me para a parte mais dura da etapa e já com 84km de esforço, as pernas começam a tremer, o corpo parece querer rejeitar as ordens do cérebro, ao tentar visualizar bem no cimo o Santuário da Sra da Graça e aquilo que me espera, dá medo só de olhar, por mais que tente nunca vou conseguir descrever o imponente e grandioso monte e o que é estar perante este gigantesco desafio!
Cansaço, dor, tudo isto começou a dissolver quando finalmente vislumbrei lá no alto a uma altitude de 966m o final do meu objectivo, forças surgiram de onde não fazia ideia que ainda restavam.
No final olhei em redor para aquele vasto vale que se submete aos pés deste colossal monte e com orgulho dos meus valores gritei bem alto no meu pensamento: estarei cá outra vez para o próximo ano!!!
Sem dúvida a etapa mais dura de todos os meus objectivos de 2010, mas encarada com vontade, força, ambição, a vontade de chegar ao cimo deste Monte Farinha era maior que qualquer ínfimo desejo de parar ou desistir, maior que qualquer dor suportada, maior que qualquer fraqueza sentida ao longo destes 94km de estrada.
Deixo aqui um conselho, para subir à Sra da Graça é fundamental estar minimamente preparado física e psicologicamente, quem não estiver corre um enorme risco de perder a batalha para este colosso de nome Farinha, e já agora, "ter uns parafusos a menos também ajuda"! Defrontei-me com as últimas energias que restavam depois de uma longa jornada, estive à altura deste colosso e foi assim que o VENCI...

Quero agradecer a todos aqueles que me têm apoiado e incentivado neste projecto que a cada etapa cresce e segue um rumo cada vez mais forte e ambicioso.
Um especial agradecimento ao meu amigo Alcino, o meu backup desta jornada, que se disponibilizou para me ir buscar à Sra da Graça.
E agora é altura de começar a pensar e delinear os principais objectivos para 2011, que serão certamente ainda mais duros e mais ambiciosos!




"Clicar nas imagens para aumentar"

5 comentários:

  1. Ohh, eu fazia isso até a mancar... ou não!!

    Mto bem Dj, superas-te a cada etapa, e como te disse "Mind over body"

    ResponderEliminar
  2. "Mind over body",tens 99% de razão, mas neste caso foi mais do estilo "Error in the system, the brain has shut down, will restart when you get up there" lol
    Mas como tu sabes, a ambição e a força de vontade não foram as únicas forças motrizes que me fizeram chegar lá cima...mas isso são outras conversas.
    Abraço e obrigado pelo apoio.

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns.. Ao ver-te fazer estes desafios dá-me imensa vontade de aumentar cada vez mais o meu andamento. Um abraço e força.

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pela dura etapa!
    Parabéns também pelo blog, está muito porreiro!
    Luís Tomás

    ResponderEliminar
  5. OLa boas, faço varias vezes ao ano ir da Trofa lá e voltar qdo quiseres e se o tempo me permitir apita..epfjt@clix.pt

    ResponderEliminar