sexta-feira, 1 de julho de 2011

Castro de Lanhoso


- Percurso: Trofa – Famalicão – Braga – Póvoa de Lanhoso – Taipas – Famalicão – Trofa
- Distância: 100.2km
- Duração: 4h10m
- Velocidade média: 24km/h
- Altimetria acumulada: 766m

- Localização GPS do Monumento: N 41.5851 W 008.2795

O Castro de Lanhoso é um povoado situado na encosta do Monte Pilar, sobranceiro ao Castelo de Lanhoso.
Os indícios mais antigos da ocupação humana neste ponto remontam ao Calcolítico (3000 anos antes de Cristo), documentando-se outra ocupação posteriormente no período do Bronze Final (800 anos antes de Cristo), desenvolvendo-se e expandido nos séculos seguintes e metamorfoseando-se num povoado fortificado, que, segundo indícios e vestígios, poderá ter atingido o seu auge nos finais da Idade do Ferro e nos primeiros séculos da romanização peninsular.
De entre os vários achados encontrados, destaca-se um conjunto de três torques em ouro (Jóias Aureas Arcaicas – objectos distintivos de Chefes Militares) trabalhados com aplicação em filigrana, fazendo antecipar em mais de 3 mil anos a arte local de trabalhar este metal precioso.
O mais significativo achado foi sem dúvidas o “Capacete Céltico”, um objecto notável e único em Portugal, cuja dimensão e importância ser-lhe-ia reconhecida em 1992, quando foi seleccionado para representar Portugal na Exposição Universal de Sevilha.


4 comentários:

  1. Ja bebia era mais uma oh dj!!!!! boa voltinha.e no caminho de casa apanhei o bravo do batista que tinha feito a ciclovia a correr.

    ResponderEliminar
  2. Boas Minis, souberam-me pela vida...
    O Batista anda a treinar às escondidas, anda infiltrado na ciclovia!? não me digas que ainda foste beber mais uma com ele????
    Vamos fazer a rota dos tascos na próxima voltinha, vou assinalar os tascos todos no gps e ele dá sinal para parar de 5 em 5km..lol

    ResponderEliminar
  3. Essas voltas valem a pena. Só de ver essas minis... E tremoços, não há? :) Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Todas as voltas valem a pena, as minis são apenas um pequeno "prémio de participação"..lol..não há tremoços, mas há umas sandochas de presunto e de queijo, é o nosso combustível.
    Um dia destes vamos aí a S. João da Madeira beber umas minis..
    Abraço.

    ResponderEliminar