terça-feira, 28 de junho de 2011

Castro do Monte Padrão


- Percurso: Trofa – Famalicão – St.Tirso – Assunção – Monte Padrão – Assunção – St.Tirso – Famalicão – Trofa
- Distância: 61.5km
- Duração: 2h40m
- Velocidade média: 23.1km/h
- Altimetria acumulada: 719m

- Localização GPS do Monumento: N 41° 18.781 W 008° 26.976

Este Castro do Monte Padrão é constituído por vestígios de um povoado que habitou num dos pontos mais elevados do concelho de Santo Tirso, tendo sido construído no século IX a.C. e ter-se-á mantido povoado até à Baixa Idade Média.
Existem vários vestígios de que este povoado tenha sido romanizado, comprovado pela existência das ruínas de duas habitações de grandes dimensões de planta rectangular e quadrangular, esta última chamada de “Domus”, que na Roma Antiga servia para treinar gladiadores, aqui suponho que teria outros fins.
Foi neste local que Santo Tirso estabeleceu a primeira ligação simbólica e religiosa a São Rosendo, certamente um dos mais ilustres tirsenses, umas das principais personalidades históricas da cristandade medieval do Noroeste Peninsular, imortalizando-o assim com uma capela em sua honra e devoção no ponto mais alto do castro, que terá sido fundada na Alta Idade Média.
Durante as escavações arqueológicas encontraram-se diversos objectos dos vários períodos de ocupação deste castro e que se encontram actualmente expostos no Museu Abade de Pedrosa em Santo Tirso.
Foi classificado como Monumento Nacional pelo Decreto de 16 de Junho de 1910.
Aqui está mais uma aventura com a bicicleta às costas para alcançar este castro, mas no final o esforço é realmente recompensado.


Sem comentários:

Enviar um comentário