quarta-feira, 22 de junho de 2011

Bom Jesus de Braga


- Percurso: Trofa – Famalicão – Braga – Famalicão – Trofa
- Distância: 82.5km
- Duração: 3h30m
- Velocidade média: 24km/h
- Altimetria acumulada: 858m

- Localização GPS do Monumento: N 41° 33.267 W 008° 22.633

O Santuário do Bom Jesus encontra-se no cimo do Monte Espinho, a poucos quilómetros da cidade de Braga.
As origens deste local remontam ao inícios do século XIV, quando alguém decidiu colocar uma cruz no alto desta encosta logo após a Batalha do Salado em 1340. Bem depressa esta cruz foi abrigada por uma ermida, que se tornou meta de peregrinação por parte dos bracarenses e de outros fiéis das redondezas.
O Bom Jesus é apontado como o mais complexo sacramonte do património católico em Portugal e que serviu de modelo na Europa e no Brasil durante séculos. É uma referência obrigatória do Barroco Europeu, que distingue a própria evolução da arte bracarense, é uma obra de arte marcadamente simbólica, inserida numa natureza humanizada e ordenada pela palavra de Deus. É uma simbiose equilibrada entre o Barroco triunfante e a moderna linguagem da arte Neoclássica, tornando todo este espaço no maior ex-libris da cidade e da região de Braga.
O Santuário do Bom Jesus foi eleito como a maior Maravilha de Braga, num concurso promovido pela Associação para o Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural (ASPA).
Foi aqui neste local que surgiu a famosa expressão nortenha conhecida e utilizada por muitos portugueses: “Ver Braga por um canudo”, expressão usada de forma publicitária para a visita deste santuário e ter o privilégio de contemplar as vistas sobre toda a cidade através de um telescópio aqui instalado.
Um local a não perder!


6 comentários:

  1. boa tarde, gosto muito do seu blog, ate já o tenho como favorito, demonstra bem o seu gosto, informa os que leem sobre os locais e ainda dá toda a informação da localização dos locais. Os meus parabéns.

    mas tenho uma duvida, vocês teem GPS para bicicletas? e mais uma coisa, podia dizer-me em que sitio é que faz o grafico de altimetria?

    Abraço e muitas pedaladas :)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Joaquim, você também pedala aqui pelo Norte?
    Uso o GPS no telemóvel, o NDrive, e para criar os gráficos tem variados softwares, desde o GPS Trackmaker, RideWithGPS, BikeRouteToaster ou o MapMyTrack, todos eles podem parecer um pouco complicados de usar inicialmente, mas é apenas uma questão de prática.
    Espero ter sido útil, e qualquer outra questão disponha, obrigado.

    Abraço e boas pedaladas...no caso de ser ciclista ou bttista.

    ResponderEliminar
  3. Boas...
    Tenho pedalado pelo Norte, sou ciclista amador :) sou do concelho de Lousada ao lado de Felgueiras. Mas no dia 22 e 23 fui a Fátima de Bicicleta. Nao dou tantas voltas como você devido a não ter GPS e nao ter companhia porque nos dias em que andamos não é seguro andar sozinho! dia 29 e 30 ida e vinda, vou a Pitões das Junias em Montalegre. Ainda nao conheço o local mas pelo que me disseram vai ser espectacular.

    Obrigado por partilhar os sitios da altimetria. vou experimentar.

    Abraço e boas pedaladas.
    Facebook - Joaquim Aires

    ResponderEliminar
  4. Olá Joaquim, em primeiro lugar podes e deves tratar me por "tu".
    Tens razão, nos dias de hoje é complicado andar na estrada por causa da falta de civismo dos condutores, mas se soubermos andar na estrada eles respeitam-nos..quanto a andar sozinho, é uma questão de hábito, já andei mt tempo sozinho, muito tempo acompanhado, muito tempo sozinho e novamente acompanhado, temos é que nos adaptar e seguir aquilo que queremos, que é "pedalar"..lol
    Esta semana vou aí perto, na sexta-feira vou com uns colegas subir a Santa Quitéria em Felgueiras, temos que fazer uns treinos de subidas para nos prepararmos para subir a Sra da Graça em Setembro.
    Conheço Montalegre, aquilo é fantástico, tanto de paisagens como de subidinhas para enfrentar pela frente, tb estou a pensar fazer um percurso a Montalegre este ano, em Agosto ou Setembro.

    Boas pedaladas, abraço.

    ResponderEliminar
  5. Boas.... :)
    Continuo a achar que há muita falta de civismo da parte dos condutores... mesmo a pedalar na berma eles buzinam, assustam-nos a passar rente, passam a altas velocidades enfim, é de mais. Em Espanha é totalmente diferente!
    Quanto a pedalar sozinho ou acompanhado, sinto-me mais a vontade e mais confiante pedalando acompanhado, sozinho desmotivo um pouco.
    Por falar em vires á Santa Quitéria, ha dias mostrei o teu blog a um grande amigo meu que é padre que nos temos acompanhado um ao outro nas nossas pedaladas, e ele disse que se soube-se quando é que vinhas ca, que ate gostava de te conhecer, mas como vens nesta sexta nos nesta sexta vamos ate montalegre.

    Uma boa etapa para fazeres é ir até ao Nariz do Mundo que fica situado no final de uma grande subida e aproveita para almoçar ou jantar no restaurante que tem la em cima...recomendo!

    Abraço e pedala muito!

    ResponderEliminar
  6. Já estou a fazer a pesquisa na net acerca desse local, vou registar a tua recomendação e falar com a malta para lá ir...então se tem uma boa subida e um bom resaturante lá estaremos de certeza..lolol
    É pena que nos desencontremos esta sexta, mas cada um tem que dar as suas pedaladas e seguir os seus caminhos, e Montalegre espera-vos..gostava de vos poder conhecer pessoalmente, é sempre bom conhecer mais amigos do pedal, pessoas que partilham do mesmo gosto de pedalar, e claro, deixar esse registo aqui no blog, mas mais oportunidades surgirão.

    Força e que todos cheguem a Montalegre ainda cheios de energia, abraço.

    ResponderEliminar