terça-feira, 16 de agosto de 2011

S. Bento da Porta Aberta


- Percurso: Trofa – Braga – Terras de Bouro – P.Lanhoso – Taipas – Trofa
- Distância: 147km
- Duração: 6h04m
- Velocidade média: 24.2km/h
- Altimetria acumulada: 1562m

- Localização GPS do Monumento: N41.69010 W08.20388

No coração do Gerês, situado junto à albufeira da Caniçada, existe o Santuário de S. Bento da Porta Aberta, o segundo maior Santuário do país e teve a sua origem em 1614 numa pequena ermida que ao longo dos séculos sofreu alterações para poder acolher os milhares de peregrinos que por aqui passavam, quer fosse de dia quer fosse de noite, daí o nome de S. Bento da Porta Aberta.
Ao longo dos tempos, muitos milhares de peregrinos têm percorrido, a pé, de bicicleta ou noutro meio de transporte, dezenas de quilómetros em direcção ao santuário de S. Bento. Vários caminhos foram sendo traçados, em conformidade com a região de onde provinham. Assim, surgem os caminhos do Formigueiro, das Pontes, de Montalegre, de Vilar da Veiga e de Lóbios, entre outros. Nestas peregrinações, para além do sacrifício da caminhada, ainda se mantém o costume centenário de se oferecerem grandes quantidades de sal. Este, outrora, era pedido de porta em porta e o peregrino não o podia pousar durante a caminhada. O costume baseia-se na oferta que os salineiros faziam, incentivados pelos frades, para a ajuda das despesas dos santuários dependentes do Mosteiro de Bouro, entre os quais se contava o de S. Bento. Como estas ofertas eram realizadas em dias de romaria, também outros peregrinos começaram a imitar os salineiros e, assim, o costume se foi espalhando, perdurando até aos dias de hoje.
São escassos os documentos para refazer a história deste Santuário, não se trata de uma aparição, mas sim de uma manifestação dos crentes, em homenagem a S. Bento.


2 comentários:

  1. Esse ciclista que ia contigo ate que parece o Contador, k gajo fantastico :p as custass disso estou com as pernas todas num molho lol
    Rogerio dos Santos

    ResponderEliminar
  2. ahahahahahahahahahahah...as minhas estão como se nem tivesse saído da cama de manhã!!
    Com esse equipamento da Farnese Vini até podes ser um Giovanni Visconti, mas Contador só há um, eu e mais nenhum...lol...
    Chega-lhe Reumon Gel que isso amanhã tá como novo.
    Mais um ou dois treinos destes e já bombas lá nos "5 Montes" em Barcelos..

    ResponderEliminar