sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mosteiro de São Pedro de Ferreira


- Percurso: Trofa – St. Tirso – Vizela – Paços de Ferreira – St. Tirso – Trofa
- Distância: 82.73km
- Duração: 3h40m
- Velocidade média: 22km/h
- Altimetria acumulada: 719m

- Localização GPS do Monumento: N 41° 15.892 W 008° 20.622

Numa volta pelas terras da Rota do Românico do Vale do Sousa, na freguesia de Ferreira pertencente ao concelho de Paços de Ferreira, visitei e registei uma das jóias do património das Terras de Sousa, o Mosteiro de São Pedro de Ferreira.
Trata-se de uma notável construção do românico rural que remonta ao último quartel do século XII, e que chega aos nossos dias como testemunho impressionante de força e robustez da arquitectura medieval.
A fachada é rasgada por um portal invulgar na arquitectura religiosa em Portugal, segundo registos, apenas existe um outro exemplar assim na catedral de Zamora, sendo desta forma o único dentro das nossas fronteiras.
É realmente um monumento possuidor de uma beleza singular e companheiro de uma paisagem envolvente magnífica, visitado e registado por 360ºNorte.


10 comentários:

  1. Sempre a subir Dj, este foi mais puxadinho, mas nada de mais para ti... e mais um local que parece interessante! Força, abraço.

    ResponderEliminar
  2. Esse monumento já conhecia, tenho um tio que mora lá perto, mas nunca lá fui de bicicleta. Este fim-de-semana fui com os meus amigos ao Monte de São Félix na Póvoa, meti as coordenadas que estão no post e foi fácil dar com aquilo, mas subir é que foi pior, é realmente muito duro, o paralelo não facilita nada a vida. Todos gostaram da voltinha e da visita lá aos moinhos, por isso vou começar a usar este blog como referência sempre que possível. Boas pedaladas.

    ResponderEliminar
  3. @ Vitor..conseguiste arranjar um tempinho pra passar aqui..como tá o teu moço? Já parte tudo? lol
    Foi mesmo sempre a subir, apanhei uma subida com 9km de 3ª categoria, até me saíram as rodas..duas noites de trabalho matam-me..hehe
    Amanhã não te esqueças, quero-te lá as 8h em ponto!

    ResponderEliminar
  4. @ Daniel, o meu blog serve para isso mesmo, dar a conhecer a outras pessoas estes pontos de interesse e as minhas voltas pelo Norte.
    Hoje foi complicado de dar com o Mosteiro, tive que ligar o GPS e ele pregou-me umas partidas em algumas ruas, devem ser mais recentes, mas consegui lá chegar e voltar para casa.
    Boas pedaladas.

    ResponderEliminar
  5. @Dj O rapaz é só come e dorme, (mas não o quero gabar que ás vezes prega umas partidas e não deixa dormir ninguém!)
    Amanhã acho que ainda não me vais ver por lá... nem na próxima semana, só lá pró dia 18, belas férias... ou não!!

    ResponderEliminar
  6. Grande fotos, estão realmente fantásticas, tive oportunidade de ver a maior parte das fotos que já meteste aqui no blog e adorei, tens mesmo jeito para isso, tens algum curso ou algo do género?
    Eu sou fotografo, mas faço-o como hobbie, gosto muito do tema das fotos do teu blog, arquitetura medieval, bom trabalho, realmente tens aqui um bom trabalho fotográfico, parabéns.

    ResponderEliminar
  7. continuas a dar-lhe forte,e na moda!!!
    de vermelho....assim tá bem.vê se bens
    para o meus lados a ver se te faço companhia.
    força camarada!!!!!!!!!!!!!!
    apex10

    ResponderEliminar
  8. @ Vitor, não era só 15 dias em casa!!?? eu já tou farto de ver uma selva de sucata do meu lado esquerdo, vê lá se voltas rápido senão mando alguém ir buscar-te a casa..
    Tou a ver que o Gabriel se está a portar bem, mas tá a guardar energias para quando começares o trabalho, aí é que vai ser berrar...lololol..espero que não, senão tás tramado, boas férias então e aproveita bem estes dias que ainda te faltam, abraço.

    ResponderEliminar
  9. @ Carlos, obrigado pelo elogio, mas não tenho nenhum curso profissional, apesar de ter tido muitas horas de fotografia numa das disciplinas práticas quando andava no secundário e as fotos são tiradas com o meu telemóvel, "vai dando pros gastos".

    ResponderEliminar
  10. @ Zé Apx10, o vermelho é uma cor engraçada, mas é apenas para poder ser bem visto pelos condutores na estrada e não por outro motivo aparente, bem sabes que no meu corpo corre sangue azul..lolol
    Vou ver se marco uma ida para esses lados para combinarmos umas pedaladas, abraço.

    ResponderEliminar