terça-feira, 24 de maio de 2011

Monte Pilar


- Percurso: Trofa – Famalicão – St. Tirso – Assunção – Monte Pilar – Assunção – St. Tirso - Famalicão – Trofa
- Distância: 63.92km
- Duração: 2h41m
- Velocidade média: 23.8km/h
- Altimetria acumulada: 811m

- Localização GPS do Monumento: N 41° 17.459 W 08° 25.617

O Monte Pilar localiza-se na freguesia de Penamaior, é o segundo ponto geográfico mais elevado de todo o concelho de Paços de Ferreira, mas o mais elevado acessível por automóvel comum ou bicicleta de estrada, encontra-se a 530 metros de altitude e faz fronteira com o concelho de Santo Tirso, tendo como vizinho ali ao lado, mas num patamar inferior, o mítico Monte da Assunção.
No cimo deste Monte Pilar está edificada uma pequena ermida alusiva à Nossa Senhora do Pilar, cuja construção remonta ao século XVIII. Uma capela um pouco intrigante como pude verificar, já que não segue as regras de construção posicional de outras ermidas, ou qualquer outro monumento devocional. O facto de a entrada estar virada a Nascente despertou-me a curiosidade, porque na verdade é raríssima esta forma de construção na arquitectura religiosa secular, poderá talvez ser uma característica dos movimentos árabes na arquitectura religiosa em Portugal, porque eles usavam essa forma de construção.
Esta ermida está rodeada por uma zona verde fantástica, rodeada por carvalhos e sobreiros, proporcionando um ambiente excelente para fazer piqueniques.
Aqui ao lado encontram-se as instalações militares da Força Aérea Portuguesa, uma base de detecção e alerta do espaço aéreo português.
Do alto do Monte Pilar, em dias límpidos, como foi o caso de hoje, é possível ver o mar, bem como as cidades da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e ainda as refinarias de Leça da Palmeira.


4 comentários:

  1. Ui...tu andas tolo! Já não te chegava subir a Assunção, ainda tinhas que subir mais!? Cheira-me é que lhe andas a dar no doping...diz a verdade!!
    Já fui lá, mas de carro, fui ver umas provas de Downhill, mas um dia destes falo com a malta e vamos lá subir aquilo,não me podes ficar a ganhar, depois desço é pelo monte, deve ter trilhos altamente.

    ResponderEliminar
  2. Tenho andado a dar-lhe na manteiga de amendoim com farturinha..hehe..isto é de andar a ver muito o Giro, eles fizeram umas etapas de montanha este fim-de-semana e quis ir testar as pernas..até pensei que me fosse custar mais.
    Quando fores lá tira fotos que eu quero alguma coisa como prova..não faças como da última vez que trouxeste uma pedra pra provar que estiveste na Santa Luzia..ahahah

    ResponderEliminar
  3. Chama-lhe manteiga de amendoim chama! Eu vi as etapas da volta à Italia este fim-de-semana, deixei a gravar na Eurosport, aquilo foi muita dureza, a mim até saíam as rodas, hehehe. Aquele Contador não dá mesmo hipóteses, agora percebo porque é que curtes tanto ver o gajo a subir, ele parece que tem asas na bike, mas mesmo assim não vou com a cara dele, para mim era o Nibali, mas ele tá um bocado fraco este ano.
    E não te preocupes que quando eu for lá ao Monte Pilar tiro uma foto e mando-ta logo por MMS, mas se quiseres trago-te outra pedra...kakakaka
    Vá, força nessas pernas e continua assim rapaz, já sabes: "Only way is up".

    ResponderEliminar