quinta-feira, 7 de julho de 2011

Óbidos - Feira Medieval

Localização GPS: N39.35959 W09.1575

Feira Medieval: 07 a 24 de Julho de 2011

A vila de Óbidos guarda a memória de séculos, onde as casas caiadas de branco com cunhais pintados de azul ou amarelo e de traços medievais são rodeadas por uma extensa muralha.
O vasto património de arquitectura religiosa e os vestígios históricos e monumentais encontrados nesta zona testemunham a história da vila de Óbidos ao longo de séculos de existência. Os primeiros vestígios de ocupação humana remontam ao neolítico mas a vila terá sido fundada pelos Celtas, no ano 308 a.C. Do século I, a cidade de Eburobrittium, prova a permanência romana. Entre o século V e VIII, os visigodos são o povo dominante e, até ao século XII, os árabes marcaram presença com a edificação ou reedificação do castelo. Óbidos foi conquistada aos Mouros em 1148 por D. Afonso Henriques, e mais tarde, em 1210, D. Afonso II ofereceu a povoação a Dona Urraca, sua esposa, como presente de casamento. Em 1282 foi a vez de D. Dinis a oferecer a D. Isabel, pela mesma razão. Desde então, até 1834, Óbidos tornou-se parte do dote de todas as rainhas portuguesas.
A Batalha de Roliça, em que os exércitos de Napoleão sofreram a sua primeira importante derrota durante a Guerra Peninsular, desenrolou-se na periferia desta Vila, em 1808.
Para os visitantes, esta pequena vila fortificada assemelha-se ao cenário de um filme sobre a época medieval. Tem sido cuidadosamente preservada e os seus habitantes têm orgulho em manter a imagem arquitectónica dos tempos mais antigos.
Uma das maiores atracções deste magnífico local é a Feira Medieval, uma feira que faz reviver toda uma época longínqua que estas gentes tanto se orgulham em fazer ecoar para todo o sempre, começa hoje e dura os próximos 17 dias.




Sem comentários:

Enviar um comentário