quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mosteiro de Arnoso


- Percurso: Trofa > Famalicão > Nine > Arnoso > Famalicão > Trofa
- Distância: 46.77km
- Tempo: 1h50min
- Velocidade Média: 24.12km/h
- Altimetria acumulada: 357m

- Localização GPS do Monumento: N41º28.036 W08º31.339

A primeira volta de 2011, uma volta pela província de Vila Nova de Famalicão, a minha terra natal. O mau clima que tem assolado o país fez uma breve pausa e decidi então aproveitar para visitar e registar mais um distinto monumento românico que tanto caracteriza esta região norte.
O diminuto templo edificado de Arnoso Santa Eulália situa-se no sopé de uma relevância montanhosa onde existiu uma ermida, por si só uma área de história milenar e encontra-se solitariamente demarcado por vegetações agrícolas e uma recente praia fluvial criada num pequeno ribeiro vizinho de nome Guizande, um afluente do rio Este.
Foi originalmente construído no século VII por diligência de São Frutuoso, Bispo de Dume e de Braga durante a época visigótica e destruído pelos mouros no século XI. Foi posteriormente reconstruído por iniciativa de D. Garcia I (1042-1090), rei da Galiza, associando-se ao movimento arquitectónico românico e inscrevendo alguns desses traços característicos que podem hoje ser apreciados.
Trata-se de um dos três exemplares mais valiosos do concelho de Vila Nova de Famalicão, figurando sem dúvida entre os melhores do Românico Português.

2 comentários:

  1. A primeira de muitas, e depois de uma noite de trabalho, não é fácil, mto bem Dj... esperemos é que o Zé (que mora a uns 100 metros do mosteiro) te tenha reabastecido o cantil...

    ResponderEliminar
  2. Sabes bem que o nosso amigo Zé é um tipo muito ocupado, sempre em negócios..mas por acaso cruzei-me com ele.

    ResponderEliminar