sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mosteiro de Roriz


- Percurso: Trofa – Santo Tirso – Roriz – Santo Tirso – Famalicão - Trofa
- Distância: 52.49km
- Duração: 2h07m
- Velocidade média: 25km/h
- Altimetria acumulada: 445m

- Localização GPS do Monumento: N41º20.689 W08º22.833

Na encosta nascente do Monte da Nossa Senhora da Assunção (Monte Córdova), a 260 metros de altitude com vista privilegiada sobre o Vale do Ave, numa zona rural bastante pacata e serena pertencente ao concelho de Santo Tirso, mais precisamente em Roriz, esconde-se da civilização moderna o Mosteiro de São Pedro de Roriz, detentor de origens muito controversas e diversificadas entre alguns historiadores.
Sendo as origens deste mosteiro um tanto ao quanto controversas, as opiniões sobre a sua edificação divergem imenso, mas as provas mais credíveis apontam para a sua fundação com data de 1070 e sendo atribuída a Dom Toure Sarnão.
Um século depois, mais precisamente no ano de 1173, D. Afonso Henriques fez a doação do mosteiro aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho que, entre o final do século XII e inícios do século XIII, construíram a Igreja de São Pedro de Roriz, adjacente ao mosteiro, conhecida hoje como um dos mais belos exemplares da arquitectura românica do Douro Litoral.
O Mosteiro de Roriz encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.


4 comentários:

  1. Meo como ciclista até tens jeito agora como fotografo ainda tens de lhe dar mais umas pedaladas(a bike nem se vê), mas continua que vais no bom caminho,um abraço.
    apx10

    ResponderEliminar
  2. Oh Zé, eu tiro as fotos com o meu telemóvel, isto não é nenhuma câmara fotográfica profissional..lol...mas se me quiseres oferecer uma daquelas de 20mpx tas à vontade que eu não digo que não..hehe
    Vê lá se um dias destes vens dar umas voltinhas!
    Abraço tubarão da apx10.

    ResponderEliminar
  3. Zon... cá pra mim, devias estar receber alguma chamada no momento das fotos, não?! LoL Parece-me um(mais um) sitio bastante interessante pra visitar um dia. Força no pedal!
    Abraço.
    Jante 18

    ResponderEliminar
  4. Isto é só códigos.."Meo", "Zon", "Apx10", "Jante 18", falta a minha..Apx06, a verdadeira máquina!! lol

    ResponderEliminar