quarta-feira, 15 de junho de 2011

Torre (Serra da Estrela)


- Percurso: Seia – Sabugueiro – Torre – Sabugueiro - Seia
- Distância: 65.27km
- Duração: 3h30m
- Velocidade média: 18.6km/h
- Altitude máxima: 1993m
- Altimetria acumulada: 1663m

- Localização GPS do Topo: N 40° 19.262 W 007° 36.755

Sem qualquer dúvida, a melhor prova da minha vida em cima da bicicleta, e para todos os meus companheiros de hoje também, de certeza absoluta, uma etapa fantástica.
Podia até equiparar este desafio à etapa de 94km da Sra da Graça no ano passado, mas na realidade, é difícil fazer qualquer comparação, são ímpares. Não estou com isto a querer tirar o misticismo e o valor desafiante que contém a Sra da Graça obviamente, mas cada uma das duas possui a sua própria mística e a sua glória, e esta subida à Torre é qualquer coisa fora do vulgar, é de uma dureza e resistência extrema, apenas quem a sobe compreende e percebe aquilo que digo.
É preciso enfrenta-la com ambição, garra, desejo, mas com muito respeito, porque isto não é uma subida qualquer, é apenas a maior subida de Portugal Continental, é preciso perceber isso.
Quando estávamos a chegar a Seia comecei a assustar-me, para além da incógnita do desafio, que era absolutamente desconhecida para mim, aquilo era realmente assombroso, mas o meu objectivo continuava de pé e era apenas um: chegar ao topo!
Optamos por uma estratégia de grupo, tentar subir todos juntos para que ninguém subisse a solo devido ao desgaste psicológico, mas cada qual decidiria depois por si para enfrentar isto, como disse uma vez David Blanco: “Não existem subidas impossíveis de fazer, o que as torna mais ou menos difíceis é o ritmo a que são feitas”, neste caso, cada um teria que encontrar o seu próprio ritmo.
Quando cheguei finalmente ao topo, posso dizer que fui bombardeado por uma infinidade de emoções, até as lágrimas me vieram aos olhos, não pelo sofrimento, mas pela alegria de mais um objectivo cumprido. A sensação de chegar ao topo é indescritível, e só depois de lá chegar é que tive a noção daquilo que subi.
Infelizmente nem todos puderam alcançar o topo, mas todos eles merecem o mesmo respeito por terem a coragem de enfrentar esta montanha e de tentar alcançar este feito, muitos parabéns a todos.
Todos queremos ser heróis e fazer isto num abrir e fechar de olhos, se possível em menos de uma hora e “non stop” como os profissionais, mas sejamos realistas, controlem as emoções e a adrenalina, pois vão precisar delas ao longo do percurso, é extremamente necessário fazer uma gestão do esforço desde o primeiro metro de pedalada. Todas as loucuras e excessos de esforço dispendidos nos primeiros quilómetros vão fazer falta no resto do percurso, depois vai-se pagar bem caro até ao final. Aproveitem o momento, apreciem cada bocado de paisagem que vos acompanha ao longo da subida, abstraiam-se de tudo o que vos provoca sofrimento, isto não é uma competição, o troféu continua lá em cima à espera de cada um!

Um forte abraço a todos os que continuam a dar o seu apoio, um forte abraço ao nosso amigo Medeiros de Seia que nos foi encontrar lá em cima na Torre, e mais uma vez, os meus parabéns a todos aqueles que enfrentam ou têm a coragem para enfrentar esta Serra da Estrela, em especial a este grupo de malucos que me acompanhou e que hoje decidiu vestir a armadura e lutar contra este colosso debatendo-se com bravura, este post e esta vitória é dedicada a todos eles! (Helder, Luis, Pedro, Carlos, André)


6 comentários:

  1. Não facilitas rapaz, não tenho mesmo hipóteses para ti, muitos parabéns pelo cumprimento de mais um objectivo, um objectivo duro sem dúvidas.
    Não sei se poderei dizer que um dia lá irei, aquilo dá-me algum medo de não conseguir chegar lá cima.
    Cada vez mais aprecio a tua vontade de querer sempre mais, e neste caso foi ao topo.
    Depois vais ter que me contar tudo ao pormenor sobre esta etapa mítica.
    Grande abraço e bom descanso.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo apoio Helder, não foi fácil esta "subidinha"..lol...mas hoje estou eu e os meus companheiros de parabéns, bateram-se como heróis todos eles, só o facto de ter a coragem para enfrentar isto é uma vitória, fomos todos uns guerreiros.
    É uma etapa para recordar por muitos anos, não só pela mística desta subida, mas também pelo ambiente que se criou durante todo o percurso, um trabalho de equipa fantástico, foi sempre a rir para nos abstrairmos da dificuldade, malta impecável...já estavam a perguntar quando era o próximo desafio..lol
    Grande abraço amigalhaço.

    ResponderEliminar
  3. Aquilo até de carro é complicado de fazer, imagino de bicicleta!! Tenho vários colegas que já lá foram e nem todos conseguiram chegar à Torre, ainda tenho que treinar muito para tentar fazer aquilo um dia, é o sonho de qualquer ciclista, e sinceramente o meu também.
    Muitos parabéns para ti e para os teus companheiros desta subida, excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Daniel, espero que também um dia vás lá experimentar aquilo, é realmente fantástico, então a descer dá uma adrenalina pura, até fiquei enjoado com as curvas..lol
    Depois desta minha experiência, o único concelho que posso dar é: subir com calma! As competições são para os profissionais, porque pior do que não chegar é quebrar nos últimos quilómetros já com a Torre à vista por causa do ritmo que se imprimiu no inicio e provocou muito desgaste, isso sim, desmoraliza qualquer um. Fiz aquilo em 2h40, mas se fizesse em 5 ou 10h era uma vitória na mesma, o objectivo é chegar à Torre.
    Bons treinos e espero que também um dia consigas este objectivo. Abraço

    ResponderEliminar
  5. Amigo Ricardo,
    Como diz o amigo Castanheira, os meus sinceros Parabéns pela conquista da Serra da Estrela, como se diz por aqui : "É de Homem!" , infelizmente temos malta aqui de Seia organizada em grupo que nunca subiu à Torre e não é por falta de convites meus e de outros colegas.
    O único limite do ser humano é a mente, basta pensar e querer para alcançar e vocês pensarem, quiseram e alcançaram, os meus Parabéns.
    A Serra é imensa e tem condições optimas para pedalar em segurança e harmonia com a natureza, eu cada vez que a subo sinto o mesmo sentimento de conquista, eleva a alma e o ego, agradeço o convite e contem connosco ai no Norte, vamos subir todos juntos a Sra da Graça.
    Não é preciso agradeçer a minha visita na Torre, tive foi pena da não subir a Serra com vocês e depois almoçar e conviver um bocado, fica para a nossa ida ao Norte.
    Um abração imenso para ti e para os teus corajosos colegas.
    Jorge Medeiros

    Podes enviar-me para o meu email
    a foto em que estamos todos na Torre?
    (para eu por em destaque no Post)

    email:
    jorge.rxmedeiros@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado da minha parte e dos meus companheiros, foram realmente corajosos todos eles, mesmo os que não conseguiram chegar ao topo.
    Bem, ser daí e nunca ter subido à Torre, é quase como ser de Roma e nunca ter visto o Papa, hehe. A mente por vezes prevalece sobre o corpo e muito possivelmente, mesmo sabendo que estão preparados fisicamente para enfrentar aquela auto-estrada para o céu, têm receio de perder no campo psicológico, é normal nas pessoas.
    Para 2012 já estou a pensar voltar aí novamente com a malta, mas desta vez será pelo lado de Manteigas, vamos tentar conquistar as três vertentes, deixaremos a Covilhã para último.
    Quando vierem cá ao Norte estaremos prontos para nos juntarmos todos e pedalarmos como um pelotão do Tour..lol..estaremos cá à espera e a Sra da Graça também.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar