quarta-feira, 27 de abril de 2011

Convento do Banho


- Percurso: Trofa – Barcelos – Vila Cova – Esposende – Vila do Conde – Trofa
- Distância: 95.7km
- Duração: 3h28m
- Velocidade média: 27km/h
- Altimetria acumulada: 435m

- Localização GPS do Monumento: N 41° 32.487 W 008° 42.934

O Convento do Banho, ou melhor, as ruínas deste convento, situam-se em Vila Cova, a freguesia mais extensa do concelho de Barcelos, estando afastada cerca de 10km do centro urbano de Barcelos e 8km de Esposende, a sua tipologia típica romana é de data anterior à nossa nacionalidade, foi fundado entre os anos de 1067 e 1073.
Este convento, ou o que resta dele, tem estado ao abandono à vários séculos, de onde foram levadas enormes quantidades de pedra para a construção da atual Igreja de Vila Cova e também para a Igreja Matriz de Barcelos aquando da sua reconstrução. Para conseguir chegar às ruínas foi preciso passar um campo de ervas altas com a bicicleta às costas porque de outra forma era impossível devido ao descuido da toda a zona circundante. Deste velho templo apenas restam as atuais e desoladoras ruínas: uma parede em semi-circulo, a abside da igreja e os muros primitivos que cercam todo o terreno.
Foram encontradas várias peças junto das ruínas da igreja que poderão ser hoje visitadas no Museu Municipal no Paço Ducal de Barcelos.
Foi um dos muitos monumentos candidatos às “7 Maravilhas” de Barcelos.


6 comentários:

  1. Tás em grande, estou a ver k a nova máquina rola bem, ou arranjaste uma daquelas que tem motor!!??
    Força amigalhaço, estou à espera de te ver a subir a Serra da Estrela, coisa fácil pra ti.. ;)

    Ass: Bruno

    ResponderEliminar
  2. Bruno, se quiseres podes ir lá comigo para dares uma ajuda a subir, empurras..é tão fácil para mim subir a serra da estrela como é para ti sair da cama antes das 11h da matina..ahahahah
    A máquina rola que é uma maravilha, mas é preciso ter pernas para puxar..
    Um dia destes vou visitar o monumento que me falaste, tou só a ganhar mais um bocado de pernas para subir aquilo tudo..lol
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Ricardo, mais uma visita cá a Barcelos, as ruínas do Convento do Banho são realmente magníficas, apenas carecem de cuidados na zona envolvente para que se possa fazer uma visita com qualidade.
    Já lhe enviei a informação que me pediu sobre a Colegiada e o Castelo de Faria, espero que lhe sejam úteis, boas pedaladas.

    Pedro Manuel

    ResponderEliminar
  4. Sr Pedro, já tive oportunidade de ver o mail que me enviou com as coordenadas e a história dos dois monumentos, uma vez mais, obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns pelo blog, está realmente excelente, a fusão das duas vertentes (ciclismo e cultura) foi uma ideia fantástica, tudo feito ao pormenor, continua essas pedaladas e registos pelo Norte.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Fantástico blogue, eu também faço ciclismo de estrada e mesmo que me passasse pela cabeça construir uma blogue, acho que nunca conseguiria criar algo assim. Eu sou do Porto e acho que muitos do pontos de referência que colocaste aqui vão servir para as minhas voltas ao fim-de-semana com os meus amigos.
    Grande abraço

    ResponderEliminar