quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Igreja Românica de Rates


- Percurso: Trofa > Vila do Conde > Póvoa > Rates > Balazar > Fradelos > Trofa
- Distância: 50.2km
- Tempo: 1h52m
- Velocidade Média: 26km/h

- Localização GPS do Monumento: N41º25.395 W08º40.364

A Igreja Românica de Rates é uma igreja situada em São Pedro de Rates, a maior freguesia do concelho da Póvoa de Varzim, um ponto fronteiriço entre o Douro e o Minho.
As origens deste templo antecedem à nossa nacionalidade, apesar de se desconhecer com exactidão cronológica a data da sua edificação, tendo sido identificados vestígios materiais que remontam à época da ocupação romana, e foi à volta deste templo secular que gravitou e cresceu a população de Rates.
Esta igreja tornou-se numa das primeiras construções do Românico Português, nascendo e crescendo como Mosteiro Beneditino onde actualmente desempenha a função de igreja com utilização cultural e religiosa. É um apreciável exemplo de arquitectura religiosa românica, salientando o seu enquadramento rural, isolada por um terreiro em pedra.
Este belíssimo monumento é um ponto centenário de passagem e descanso nas peregrinações para quem percorre o longo "Caminho Central" até Santiago de Compostela. No momento em que cheguei estavam três peregrinos montados em BTT´s vindos do Porto a arrancar rumo a Norte, para Santiago, depois de um breve descanso e de receberem o carimbo na Cédula de Peregrinos, ainda tinham pela frente três dias de viagem.
Se estas nobres e primitivas pedras pudessem transmitir tudo aquilo que já observaram, certamente ficaríamos maravilhados com as histórias prestigiadas que por ali se registaram e foram acumulando ao longo dos séculos pelos milhões de peregrinos que já por ali passaram desde outrora.
Este é sem dúvida um lugar mágico cheio de histórias que se perderam no tempo!


"Clicar nas imagens para aumentar"

6 comentários:

  1. Boas amigo Ricardo!
    Já somos dois iniciantes, eu é que não tenho comparação consigo, já vou nos 38 anos, e às vezes exagero um pouco nos meus limites, enfim...é como diz uma "droga"saudável.
    Seia é a minha terra adoptiva há 12 anos, pois sou Açoriano da Ilha de São Miguel, quanto a nos encontrarmos será "obrigatório" pois pode crer que não sobe à Serra da Estrela sozinho, eu vou com o Ricardo!
    Boas pedaladas
    Jorge Medeiros

    jorge.rxmedeiros@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Então fica combinado, quando for para esse lados eu dou uma apitadela...ontem adicionei-o no fórum de ciclismo como amigo, o meu nick é "richardworx", abraço.

    ResponderEliminar
  3. Finalmente o tempo deu tréguas, mto bem e mais um prá conta pessoal, tb tenho k lá ir um dia destes(de carro, claro!!)

    ResponderEliminar
  4. Finalmente!! já estava a ressacar de dar umas pedaladas ao ar livre..pode ser que para a semana o tempo continue assim (espero eu)!
    Claro que vais de carro, de ti não esperava outra coisa..ahahahah..

    ResponderEliminar
  5. Viva,
    Parabéns pelo blog. Aqui junta o útil ao agradável: os passeios de bicicleta com a divulgação turistica da região. Vai servir-me de guia quando for para esses lados. Cumprimentos
    Joao Pedro (saurio33.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  6. Obrigado amigo João, aqui por estes lados não faltam pontos culturais para serem visitados, o mal é que a maioria das pessoas nem sabe que eles existem, assim tento divulga-los.
    Espero que lhe sirvam de guia e aproveite a beleza desta região, abraço.

    ResponderEliminar