terça-feira, 19 de julho de 2011

Forte de Santiago da Barra

O 360ºNorte está de parabéns esta semana, completando assim o seu primeiro ano de existência, e tudo indica que continuará por muito mais tempo.
Obrigado a todos os que seguem com afinco este projecto, obrigado a todos os que me incentivam a querer sempre mais, obrigado a todos os que se juntam a mim nestas pedaladas por estas estradas fora.

- Percurso: Trofa – Famalicão – Barcelos – Viana do Castelo – Esposende – Vila do Conde – Trofa
- Distância: 128.70km
- Duração: 4h40m
- Velocidade média: 27km/h
- Altimetria acumulada: 725m

- Localização GPS do Monumento: N41.68955 W08.83696

O Forte de Santiago da Barra, também conhecido como Castelo de Santiago da Barra, localiza-se na freguesia de Monserrate, concelho de Viana do Castelo.
O Forte de Santiago da Barra foi a primeira fortificação construída na foz do rio Lima perante a necessidade de proteger Viana do Castelo de ataques de piratas. Viana do Castelo foi um grande porto marítimo durante o período das grandes descobertas da frota portuguesa pelo mundo, enviando navios a novos portos e recebendo-os repletos de riquezas, daí a necessidade de construir esta unidade defensiva.
Atualmente abriga um grande centro cultural, com diversas salas de exposições.
Aqui mesmo ao lado deste forte, celebra-se o Neopop Electronic Music Festival, um festival de música eletrónica alternativa que vem ganhando o respeito de cada vez mais fãs e seguidores e que já é reconhecido de Norte a Sul do país como o melhor festival de música alternativa a acontecer em Portugal. E este ano está de volta entre os dias 27 e 30 de Julho.


2 comentários:

  1. Muitos parabéns ao 360ºNorte, depois de um ano de grandes pedaladas consegues ainda visitar e mostrar excelentes locais, és uma pessoa que persegue os objectivos sem olhar para trás, a tua determinação é uma característica que aprecio em ti, sozinho ou acompanhado estás sempre lá!
    O que quer dizer aquelas fotos dos "Caminhos de Santiago"? É aquilo que estou a pensar?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Helder, locais para visitar não faltam por estas terras fora, por vezes o tempo é que é limitado e as nossas estradas em mau estado também não ajudam a visitar locais mais remotos, mas posso dizer que já começo a conhecer um pouco mais o nosso património.
    Quanto às fotos dos "Caminhos de Santiago", não sei o que estás a pensar, mas se estiveres a pensar o mesmo que eu...não sei, talvez sim, talvez não..é uma incógnita...logo se verá!

    ResponderEliminar