quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Escadório do Bom Jesus de Cambeses


-Percurso: Trofa - Famalicão - Nine - Cambeses - Nine - Famalicão - Trofa
-Distância: 48.7km
-Tempo: 1h50min
-Velocidade Média: 26km/h
-Altitude Acumulada: 321m

Trata-se de um Santuário que se integra na paisagem e que resulta de uma união harmoniosa entre um escadório do século XIX e uma capela do século XVI, a sua simplicidade aproxima-o das "Vias Crucis" mais antigas.
O Santuário é composto por um escadório em ziguezague , delimitado por muros de pedra rebocados com sete patamares de forma irregular, sete capelas ao longo do escadório e uma outro no topo.
Este Santuário alberga imagens alusivas ao Passos da Paixão de Cristo, é uma réplica do Bom Jesus de Braga, e as imagens que lá se encontram eram anteriormente pertencentes ao Santuário de Braga.
De lá do cimo é possível desfrutar de uma bela panorâmica nesta freguesia limítrofe do concelho de Barca Celi.

"Clicar na imagem para aumentar"

4 comentários:

  1. É isso mesmo DJ, finalmente visitas algo importante, provavelmente (ou ñ!) futuro património da humanidade...
    Mas aposto k não chegaste a subir e desfrutar da bela panorâmica da freguesia limítrofe do concelho de Barca Celi.

    ResponderEliminar
  2. Eu voto nele para património da humanidade(ou não)....lolol
    Pelo escadório não dava pra subir, senão tinha que ir com a bike às costas, e pelo caminho que disseste também não dava porque tinha uma corrente a meio da subida a bloquear a passagem, estou a falar do caminho em paralelo que acompanha os muros do cemitério, era o único que eu via.
    É mais um local para o curriculum...

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Descobri o seu blog ontem por acaso e posso dizer-lhe que é um blog interessante, pois junta cultura e ciclismo.
    Eu iniciei-me no ciclismo em Agosto de 2009 e criei um blog em Março de 2010.
    Se quiser visitá-lo: www.jmedeiros.blogs.sapo.pt
    Jorge Medeiros
    Seia-Serra da Estrela

    ResponderEliminar
  4. Boas amigo Ricardo!
    Já somos dois iniciantes, eu é que não tenho comparação consigo, já vou nos 38 anos, e às vezes exagero um pouco nos meus limites, enfim...é como diz uma "droga"saudável.
    Seia é a minha terra adoptiva há 12 anos, pois sou Açoriano da Ilha de São Miguel, quanto a nos encontrarmos será "obrigatório" pois pode crer que não sobe à Serra da Estrela sozinho, eu vou com o Ricardo!
    Boas pedaladas
    Jorge Medeiros

    jorge.rxmedeiros@hotmail.com

    ResponderEliminar