sábado, 23 de abril de 2011

Mosteiro de Lóios


- Percurso: Trofa – Famalicão – Areias de Vilar – Famalicão – Trofa
- Distância: 64.21km
- Duração: 2h28m
- Velocidade média: 26.02km/h
- Altimetria acumulada: 418m

- Localização GPS do Monumento: N 41° 32.403 W 008° 33.476

Aproveitei esta folga da chuva nesta manhã invernosa para poder acumular mais uns quilómetros e visitar outro extraordinário monumento nestas terras do interior Norte, Areias de Vilar.
Queria desde já agradecer a sugestão de um leitor recebida através do mail para a visita deste monumento que eu desconhecia por completo, uma das muitas sugestões que por vezes vou recebendo através de pessoas que seguem o blog ou apenas tropeçam aqui nesta página, muito obrigado pelas sugestões, todas elas são consideradas.
Quanto ao monumento, o Mosteiro de Lóios, também popularmente conhecido como Mosteiro de Vilar de Frades, está localizado no sopé do Monte Airó em Areias de Vilar, junto à orla esquerda do rio Cávado e bem próximo de Barcelos, curiosamente, mesmo do outro lado da margem encontra-se a Torre de Manhente, um monumento já visitado e registado por mim em 2010.
A arquitetura deste claustro é de uma beleza e excelência notáveis, encontrei aqui um grandioso exemplar arquitetónico conventual Manuelino e Maneirista, particularmente caracterizado pelo portal da fachada principal, sobrepondo-se aos elementos arquitetónicos e decorativos do primitivo templo romano. As fotos hoje ficaram bastante limitadas devido às limpezas que estavam a efetuar no recinto para a preparação da igreja para a Páscoa.
Segundo registos datados, este grandioso monumento terá sido edificado no século XII, iniciando-se como Mosteiro Beneditino e posteriormente fez parte do complexo do Convento da Congregação dos Cónegos Seculares de S. João Evangelista.
Foi eleito uma das 7 Maravilhas de Barcelos e está classificado como Monumento Nacional desde 1910.



"Clicar nas imagens para aumentar"

4 comentários:

  1. Folga da chuva e folga do trabalho, muito bem!!
    já lá estive ( de carro, claro!), é muito interessante,(faltou a foto da águia com o lagarto na boca, lol) tinhas ali por perto também as ruínas do castelo de Faria e a Senhora da Franqueira, acho que já te falei, mas fica para outra folga!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Reparei que visitou um dos monumentos que lhe indiquei, espero que tenha gostado, é um dos muitos monumento do património de cá de Barcelos, uma das nossas "7 Maravilhas".
    Continue com este excelente "trabalho" que está a realizar, um muito obrigado da nossa parte, a Cultura de Barcelos agradece e disponha sempre que precisar das mais variadas informações.

    Pedro Manuel

    ResponderEliminar
  3. @ Vitor, não deu para andar a tirar muitas fotos nem ver muito pormenorizadamente o mosteiro porque andavam lá a limpar e a enfeitar tudo e não queria estorvar, mas uma próxima vez lá voltarei com mais calma.
    A Franqueira e o Castelo de Faria ainda ficam um bocado longe, ficam do lado de Esposende, mas a Franqueira é sem dúvida um local a visitar ainda este ano.

    ResponderEliminar
  4. @ Sr Pedro, muito obrigado pela sugestão, eu é que agradeço, todas as informações são bem vindas, voltarei novamente a Barcelos, se calhar ainda na próxima semana para o registo de mais um monumento das "7 Maravilhas"...isto não é um "trabalho", é uma paixão pela cultura e pelo ciclismo, apenas experimentei juntar as duas.

    ResponderEliminar