quarta-feira, 1 de junho de 2011

Santa Tecla (La Guardia - España)


- Percurso: Viana do Castelo – Cerveira – La Guardia – Santa Tecla – La Guardia – Cerveira – Viana do Castelo
- Distância: 105.35km
- Duração: 4h10m
- Velocidade média: 25km/h
- Altimetria acumulada: 605m

- Localização GPS do Monumento: N 41° 53.332 W 008° 52.275

O primeiro dos objectivos delineados para 2011, o Monte de Santa Tecla, senhor de uma beleza inigualável, este monte é sem dúvida um local perfeitamente eleito para poder visitar e registar…mas francamente, por mais fotos que tirasse e por mais palavras que acrescente aqui, é muito difícil de conseguir descrever toda a mística que se sente das vibrações emanadas por este local fascinante, quer pelo seu património milenar cheio de histórias presenciadas e vividas, quer pelas esmagadoras paisagens panorâmicas em redor, desde Cerveira a Caminha, desde Las Rosas a La Guardia, até à perfeita união entre a água doce trazida pelo rio Minho e acolhida pelas marés salgadas do nosso Atlântico.
O que posso dizer acerca deste local magnífico…bem…é realmente difícil falar sobre algo que contém tanta, mas tanta história acumulada e tanta, mas tanta coisa para ser contemplada…é todo ele um “Templo Arqueológico”, se é que este termo existe ou pode ser usado, mas que, no seu íntimo armazena, acolhe e preserva um autentico estampado da evolução dos tempos, da evolução da cultura e civilização, da evolução do próprio Homem. É um local com fragmentos cronológicos que recuam até à 4 mil anos, desde petróglifos pré-históricos encontrados em várias rochas, até ao avanço de um passado mais recente aquando da romanização da Galiza cerca de 2 mil anos atrás presenteada com um antigo aldeamento romano, bem como milhares de artefactos que foram encontrados ao longo dos anos durante as intervenções arqueológicas efectuadas no local, onde podem ser vistos num museu situado no topo da ermida. Tanto escrevi, mas pouco consegui ou conseguirei descrever esta obra de arte criada pela natureza, aproveitada e recriada pelo Homem, é um sem fim de história e cultura, será sem dúvidas um local para revisitar, mas com muito mais calma para poder aproveitar tudo aquilo que o Monte de Santa Tecla tem para oferecer…aconselho a todos uma visita a este local soberbo.



4 comentários:

  1. Pois, e depois dizes-me que andas a comer muita manteiga de amendoim, não é verdade? Já passaste a barreira dos 100k, e agora, é para os 200?
    Este fim-de-semana estive lá perto, fui fazer uns trilhos a paredes de coura e uma cache a Vascões, treinar para Santiago..lol..por acaso no sábado estava a mostrar o teu blog a um amigo e vi que ias lá esta semana, ele disse que já subiu aquilo 2 vezes e é bastante duro.
    Este fim-de-semana vamos ao Pilar.
    Força nessas pernas, abraço.

    ResponderEliminar
  2. 200?? só se for os 200 metros barreiras..ahahahah
    É um bocado duro aquilo, são só 320 metros de altitude,não é muito, mas tem uma inclinação que parte tudo e parece que nunca mais acaba, fez-me lembrar a Senhora da Graça, as curvas são todas iguais, quando pensas que tás a chegar ao topo aparece-te outra curva ainda mais inclinada e mais monte pela frente. O pior nem foi subir aquilo, foi mesmo pedalar de Viana até Cerveira, 40km a lutar contra o vento de frente, cada rajada de vento que até abanava, levei um empeno dos diabos.
    Não te esqueças de mandar a foto quando chegares ao topo do Monte Pilar ;)

    ResponderEliminar
  3. Bem, com uma descrição dessas quase que dá vontade de pegar na bike e lá ir (espera... já passou a vontade!! rsrs) mas pelas fotos (e pela tua descrição)parece um local bem interessante, parabéns, ninguém te pára e acho que esta semana não vais ficar por aqui...
    Agora devias mudar o nome para 360grausnortedeespanha rsrs.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. 360ºNorte versão España...hmmmm...tu não te ponhas a dar-me ideias, mas pelo sim pelo não vou já registar essa sugestão e deixa-la aqui à mão de semear!
    É sem dúvida um dos melhores locais, senão o melhor que já visitei, só tenho pena que em Portugal não se cuide do património como Espanha..e se quiseres ir lá cima sem pagar tens que ir de bicicleta, se fores de carro tens que pagar uma taxa, 0.80€.
    Para esta semana.........depois logo se vê.

    ResponderEliminar