quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mosteiro de Leça do Balio



-Percurso: Trofa > St.Tirso > Alfena > Ermesinde > Leça do Balio > Maia > Trofa
-Distância:55.6km
-Tempo:2h17
-Velocidade Média:24km/h
-Temperatura:7º

-Localização GPS do Monumento: N41º12.587 W08º37.425

Contíguo à foz do rio Leça, cerca de uma légua a Norte do centro histórico do Porto, descobri este edifício, o Mosteiro de Leça do Balio, trata-se de um original exemplar da arquitectura religiosa fortificada. Este templo foi um primórdio da tipologia das igrejas fortificadas portuguesas, protótipo este que viria a ser copiosamente usado, mesmo em igrejas sem qualquer ligação às Ordens Militares.
Datado do século XIV, o Mosteiro de Leça do Balio constitui um notável exemplar da arquitectura de transição entre o românico e o gótico, tendo sido outrora, uma das sedes da Ordem dos Cavaleiros Religiosos da Ordem do Hospital que preencheu um papel marcante quer nas cruzadas na Terra Santa quer na reconquista de Portugal.
Calcula-se que no local exacto onde hoje se encontra este edificação medieval, tenha existido um templo romano devoto a Júpiter (do século I) e uma Villa Decia junto ao local, certificado este facto pelos significativos achados arqueológicos em seu redor.
Em 1990 a Unicer (que se encontra mesmo aqui ao lado) exteriorizou disponibilidade para financiar as acções da operação de conservação e restauro juntamente com a Câmara Municipal de Matosinhos e o Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico (IPPAR).
Foi classificado Monumento Nacional por decreto em 16 de Junho de 1910.



"Clicar nas imagens para aumentar"

2 comentários:

  1. Parece ser um monumento interessante pra visitar, mais um que tenho que colocar na agenda... Força aì Dj, abraço!!

    ResponderEliminar
  2. Já tás com a agenda bem cheia..lolol
    É um monumento que está bem perto da N14, mesmo por trás da Unicer, já passei lá milhares e milhares de vezes e não fazia a mínima de ideia que ele lá estava.
    É mesmo um local a visitar, tem o Mosteiro, uma zona histórica envolvente e muitos espaços verdes, tá fantástico o local.

    ResponderEliminar