quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mosteiro de Águas Santas


- Percurso: Trofa – St.Tirso – Águas Santas – St. Tirso - Trofa
- Distância: 61.92km
- Duração: 2h42m
- Velocidade média: 22.80km/h
- Altimetria acumulada: 341m

- Localização GPS do Monumento: N41º12.624 W08º34.646

Situado na harmónica povoação de Águas Santas, concelho da Maia, o Mosteiro de Águas Santas (também conhecido como Igreja de Nossa Senhora do Ó), está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e é um relevante monumento românico.
A igreja, datada de 1120, fez parte de um primordial mosteiro paleocristão ou mesmo pré-românico hoje em dia já desaparecido.
A edificação primitiva seria de módicas proporções, tendo sido aumentado ao longo dos séculos, reutilizando-se diversas partes, como é o caso dos capitéis tardo-romanos reutilizados no arco triunfal da capela-mor no século XII. De facto o templo é um dos poucos exemplos em que são anexas novas áreas, mantendo-se as antecedentes numa justaposição de estilos e influências construtivas. No átrio da igreja encontram-se cinco sarcófagos monolíticos datados de inícios da Idade Média, tendo um deles esculpido um brasão e uma cruz circular.
Conta a lenda que a Madre Superior de um outro convento, ao saber da aproximação dos Romanos, escondeu a imagem da Virgem Maria junto de uma fonte. Tempos decorridos, uma mulher que havia ido buscar água a essa mesma fonte, reparou no invólucro ali mesmo resguardado. O povo, ao saber da notícia, chamou-lhe Fonte de Águas Santas, derivando daí o nome desta freguesia. Mais tarde foi construído perto da fonte, o Mosteiro de Águas Santas.


1 comentário:

  1. :) deve ser bem bonito o Mosteiro!!!...kero ver se vou visitar esta semana..... estará aberto ao público??...ou tb será dakeles k me vão 1º marcar 1 reunião com o Sr Cónego para a visitar?? :(
    belas fotos.
    :)

    ResponderEliminar