quarta-feira, 11 de maio de 2011

Igreja de Santa Maria Madalena


- Percurso: Trofa – Famalicão – Braga – Famalicão – Trofa
- Distância: 72km
- Duração: 3h00m
- Velocidade média: 24km/h
- Altimetria acumulada: 746m

- Localização GPS do Monumento: N 41° 31.325 W 008° 23.196

A Igreja de Santa Maria Madalena é um dos elementos mais harmónicos na rota turística desta metrópole milenar de Bracara Augusta e situa-se no seio da agradável Serra da Falperra, numa das depressões do Monte Espinho.
É uma obra ímpar da autoria de André Soares no século XVII no mais puro estilo Barroco e Rococó onde sobressai a exuberante decoração exterior da sua fachada harmoniosa cheia de vistosos floreados. O contraste entre o cinzento do granito e o branco do reboco retalhando formas exuberantes de grinaldas, florões e extravagantes concheados, produz um notável efeito e sensação de movimento.
Como as portas estavam trancadas, não me foi possível desta forma visitar o interior para poder registar os famosos azulejos da autoria do ilustre ceramista Policarpo de Oliveira que ornamentam intemporalmente as paredes deste templo.
A Igreja de Santa Maria Madalena é um monumento revelador de um dinamismo único e por isso mesmo, merecedora do registo aqui no 360ºNorte.


5 comentários:

  1. Passaste por mim hoje, em frente à entrada da auto-estrada em Santiago da Cruz, só não buzinei por causa da GNR que estava a fazer operação Stop mais abaixo.
    Tou a ver que estás a recuperar a forma, já a subir a Falperra, vou ver se subo aquilo um dia destes, se estiver bom tempo no fim-de-semana ainda vou lá, aproveito e faço uma cache, vou ver se alguém quer ir.
    Grande abraço, dá-lhe forte.

    ResponderEliminar
  2. Não perdes uma oportunidade... e outra vez durinha... e mais um sítio interessante para visitar, mto bem Dj, sempre em grande!!
    Abraço!

    Ps. Não te ponhas a pau e um dia ainda ficas sem o telemóvel, lol

    ResponderEliminar
  3. Não te vi, sabes que a descer não se pode olhar pro lado..lol..
    A forma ainda tá longe daquilo que eu quero atingir, mas vou no bom caminho.
    Tu é que tens que lhe dar forte pra ir a Santiago de Compostela, se fosses por estrada eu estava lá para te acompanhar, mas pelo meio do mato não contes comigo.
    Tou a ver que te meti o bichinho do Geocaching, já falas em ir andar de bike e fazer caches ao mesmo tempo, não podes ver nada...ahahahahahahah
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Porque é que ficaria sem telemóvel Vitor? eu não o pouso se estiver gente, apenas tiro estas fotos quando sei que o posso fazer.
    Foi durinha foi esta volta, doi-me um bocadito as pernas, aquela Falperra parte-me todo, não sei porquê mas prefiro subir duas vezes a Assunção do que uma vez a Falperra.

    ResponderEliminar
  5. E se eu ficar sem telemóvel tu dás-me outro e alguém me oferece uma máquina digital de uns 50mpx...hihihihihi

    ResponderEliminar