quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Geocaching

O Geocaching é um passatempo e desporto ao ar livre no qual se utilizam coordenadas de GPS ou indicações para chegar a um determinado local(ex:monumento)em qualquer parte do mundo para poder conhecer esse mesmo local e as maravilhas envolventes e encontrar uma "geocache"(ou simplesmente "cache") colocada por um "cacher".
Numa cache tradicional um geocacher coloca normalmente uma Stashnote onde existe informação sobre a história do local, um Logbook para poderem assinar e fazer o seu Log de registo, um lápis ou uma caneta e algum ou alguns objectos para troca, por norma um cacher é livre de retirar um objecto da cache colocando lá outro para que a pessoa seguinte o possa fazer também e trazer uma recordação embora.
Para encontrar a cache são dadas algumas informações sobre a sua localização onde cada um depois terá que decifrar os enigmas e encontrar o seu esconderijo dentro do perímetro do local.
Em Portugal existem cerca de 7000 Geocachers registados e centenas de milhares de caches espalhadas por todo o território português.
Depois de uma procura de informação verifiquei no site Geocaching que existiam caches em todos os locais que visitei para o registo do 360ºNorte.
Como é óbvio, daqui em diante lá estarei seguindo as pistas para a descoberta das caches nos locais que futuramente irei visitar, excepto as de difícil acesso devido às limitações do equipamento de ciclismo...a bicicleta não é todo-o-terreno e os sapatos de ciclismo não são apropriados para caminhar devido aos cleats de encaixe nos pedais e por vezes o tempo também é escasso.
Mas sem dúvida uma forma de tornar as minhas voltas um pouco mais aliciantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário